noticias829 Seja bem vindo ao nosso site Chapadao360: Conectando Voce ao Melhor de Chapadao do Sul!!

Mato Grosso do Sul

Com 'surto' de doenças respiratórias e falta de leitos, Campo Grande decreta emergência em saúde pública

A decisão vale por 90 dias e foi publicada na manhã deste sábado (26) em edição extra do Diário Oficial do município.

Publicada em 28/04/25 às 09:13h - 7 visualizações

Por Rafaela Moreira, g1 MS


Compartilhe
Compartilhar a noticia Com 'surto' de doenças respiratórias e falta de leitos, Campo Grande decreta emergência em saúde pública  Compartilhar a noticia Com 'surto' de doenças respiratórias e falta de leitos, Campo Grande decreta emergência em saúde pública  Compartilhar a noticia Com 'surto' de doenças respiratórias e falta de leitos, Campo Grande decreta emergência em saúde pública

Link da Notícia:

Com 'surto' de doenças respiratórias e falta de leitos, Campo Grande decreta emergência em saúde pública
 (Foto: Medidas foram decretadas após uma reunião do Centro de Operações de Emergência (COE) — Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Campo Grande decretou situação de emergência na saúde pública devido ao surto de doença respiratória e a falta de leitos na capital. A decisão foi publicada na manhã deste sábado (26), em edição extra do Diário Oficial (Diogrande), e vale pelo período de 90 dias.

Entre as medidas anunciadas, a vacinação contra a influenza será ampliada para toda a população a partir deste domingo (27), como parte da estratégia de bloqueio epidemiológico.


Conforme a secretária de saúde de Campo Grande, Rosana Leite, o aumento da demanda por atendimento deve persistir por mais quatro a seis semanas, em função da circulação intensa de vírus respiratórios. O déficit de leitos hospitalares já ultrapassa 100%, sendo que nas últimas 24 horas, 212 adultos e 43 crianças aguardavam vaga em hospitais da capital.


“Começamos a vacinação contra a influenza há mais de um mês e, infelizmente, vacinamos apenas 1/3 da população que poderia ser imunizada. O aumento de casos, conforme apontado no boletim da Fiocruz, mostra que Campo Grande e Mato Grosso do Sul apresentam um crescimento sustentado. A tendência é que, nas próximas quatro a seis semanas, continue esse aumento, ou seja, a circulação do vírus está muito alta”, alerta a secretária.


Medidas emergenciais

Segundo o decreto, a Sesau irá instituir o plano de contingência de atendimento pediátrico, atendimento pediátrico 24h em duas UPAs — Universitário e Coronel Antonino — além do Pronto Atendimento Infantil do CRS Tiradentes, com a transferência e o referenciamento de casos entre as UPAs.

A vacinação contra a influenza será ampliada para toda a população a partir deste domingo, dia 27 de abril. A ampliação da vacinação para toda a população visa a realização de um bloqueio epidemiológico.

A pasta atuará na organização de insumos, medicamentos, reestruturação física e reforço de recursos humanos (RH);

Haverá cooperação técnica e financeira da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, além de ações de comunicação para orientar a população sobre os cuidados essenciais neste período.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (67)98116-8942

Visitas: 32509
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2025 - Chapadao360: Conectando Voce ao Melhor de Chapadao do Sul!