Foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (28) a criação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (Dercc), iniciativa do Governo do Estado para fortalecer o enfrentamento a delitos praticados no ambiente virtual.
O decreto que institui a nova delegacia foi assinado pelo governador Eduardo Corrêa Riedel no último dia 25 de abril.
Subordinada ao Departamento de Polícia Especializada, a Dercc terá como foco a investigação de crimes econômicos, patrimoniais, contra a honra e a liberdade individual, sempre que forem praticados por meio digital.
Além disso, poderá assumir investigações de outras infrações penais cometidas na internet ou com o uso de tecnologia da informação, mesmo fora da sua atribuição original.
Ainda de acordo com o decreto, a nova delegacia terá autonomia para transferir ou receber investigações conforme a necessidade, ampliando a atuação da Polícia Civil na repressão aos crimes cibernéticos que vêm crescendo em todo o país.
A criação da Dercc representa um passo estratégico para o Estado diante dos desafios impostos pelo avanço das tecnologias digitais e pela sofisticação das práticas criminosas na internet.