noticias167 Seja bem vindo ao nosso site Chapadao360: Conectando Voce ao Melhor de Chapadao do Sul!!

Brasil

Fenaj e sindicatos intensificam ações na 4° edição do Ocupa Brasília na Semana do Jornalista

Publicada em 09/04/25 às 06:19h - 16 visualizações

Fenaj


Compartilhe
Compartilhar a noticia Fenaj e sindicatos intensificam ações na 4° edição do Ocupa Brasília na Semana do Jornalista  Compartilhar a noticia Fenaj e sindicatos intensificam ações na 4° edição do Ocupa Brasília na Semana do Jornalista  Compartilhar a noticia Fenaj e sindicatos intensificam ações na 4° edição do Ocupa Brasília na Semana do Jornalista

Link da Notícia:

Fenaj e sindicatos intensificam ações na 4° edição do Ocupa Brasília na Semana do Jornalista
Fenaj  (Foto: Fenaj)
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os sindicatos intensificam articulações na 4° Ocupa Brasília, nesta semana do Jornalista.

Com início na segunda-feira, 7/4, as atividades têm a participação direta de membros da atual diretoria da Fenaj e de representantes de vários sindicatos filiados. As entidades orientam suas ações por cinco itens na pauta de luta da categoria: PEC do Diploma, Pejotização, Violência contra Jornalistas, Taxação das Big Techs e Piso Salarial Nacional.

Nesta terça-feira (8/4) a comitiva de sindicalistas brasileiros ligados à Fenaj, entre eles, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (Sinjor/AM), por meio dos seus representantes, esteve presente no gabinete do deputado federal Sidney Leite (), também jornalista, onde discutiram sobre as pautas da categoria.

O deputado Sidney Leite recebeu, em comitiva, a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro (CE), reafirmando o compromisso com a valorização da categoria e com a luta pela aprovação da PEC 206/201, conhecida como a PEC do Diploma.




Fotos: Michelle Portela

“Foi um encontro produtivo, no qual discutimos estratégias de mobilização no Congresso e a importância de sensibilizar os parlamentares sobre o impacto positivo da retomada da exigência do diploma para a qualidade da informação e o fortalecimento da democracia. Saí da reunião ainda mais convencido de que essa é uma causa urgente e essencial para o futuro do jornalismo no Brasil”, afirma o deputado.

O parlamentar declara que como jornalista e defensor da valorização da profissão, apoia integralmente a PEC 206/2012, que restabelece a obrigatoriedade do diploma para o exercício do Jornalismo. A decisão do Supremo Tribunal Federal – STF de 2009, que retirou essa exigência, desconsiderou a complexidade e a responsabilidade social do trabalho jornalístico para sociedade.

“A formação específica é essencial para garantir a qualidade da informação e o compromisso ético com a sociedade. Por isso, me somo à mobilização da FENAJ e de tantos colegas que lutam para que o jornalismo seja respeitado como uma profissão técnica, qualificada e fundamental para a democracia”, destacou o parlamentar.

Assessoria Sinjor/Am



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (67)98116-8942

Visitas: 32371
Usuários Online: 33
Copyright (c) 2025 - Chapadao360: Conectando Voce ao Melhor de Chapadao do Sul!